Realidade Virtual e Sua Aplicação na Construção Civil

Realidade Virtual e Sua Aplicação na Construção Civil

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Realidade Virtual e Realidade Aumentada. São duas tecnologias que já estão há algum tempo no mercado e tem se tornado cada vez mais conhecidas. Mas afinal, o que é Realidade Virtual e como essa tecnologia tem sido usada?


O que é Realidade Virtual?

A Realidade Virtual (Virtual Reality – VR), consiste em criar um ambiente totalmente virtual, gerado por meio de um computador, visualizado através de um óculos ou capacete de Realidade Virtual. O usuário pode passear e interagir com esse ambiente de tal modo que a sensação sentida é que esse ambiente virtualizado se torna muito próximo da realidade.

Mas como isso é possível? Se ele não está vendo o mundo real, como é que pode interagir com objetos? É por isso que se utilizam controles ou sensores que capturam a posição das mãos e da cabeça do usuário para ajustar a imagem que ele está vendo e o que ele está tocando.

Embora isso possa parecer muito futurista, essa tecnologia não é tão recente e remonta aos anos 50. Muitos consideram que um dos primeiros dispositivos VR criados foi a Sensorama, uma máquina com assento que reproduzia filmes em 3D e exalava cheiros e criava vibrações para trazer uma experiência próxima do real.


Diferença entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Diferentemente da Realidade Virtual, na qual o ambiente é 100% virtual e processado por um computador, a Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR), é a integração de elementos e informações virtuais no mundo real. Mas como isso funciona?

No caso da AR, o nosso próprio mundo se transforma em um espaço no qual objetos são adicionados, ou seja, nós vemos tudo o que está em nossa frente e, além disso, essas imagens e objetos que foram acrescidos virtualmente. Um bom exemplo de Realidade Aumentada é o jogo Pokémon Go, um grande sucesso no mercado que teve mais de um bilhão de downloads.


Aplicações da Realidade Virtual

A Realidade Virtual vai muito além do mercado de entretenimento e games e suas aplicações já são empregadas em diversos setores, como por exemplo Medicina, Indústria Automotiva, Engenharia, Arquitetura e Educação.

Na Medicina, a ideia é a simulação. Você não está vendo o mundo real, e sim um mundo virtual, então você pode simular procedimentos médicos e treinamento de cirurgias, por exemplo.

A empresa Intel utiliza a VR para aumentar a segurança de seus funcionários nas fábricas de hardware, através da reconstrução de treinamentos como o de certificação elétrica, por exemplo.


Mas e como a Realidade Virtual tem sido utilizada na Indústria de Construção e Arquitetura? Confira abaixo.


Comcasa Experience

Comcasa Experience é um programa exclusivo de imersão em Realidade Virtual totalmente personalizado para propiciar aos nossos clientes uma experiência única e real da sua futura moradia, pois percebemos a dificuldade que alguns clientes tinham em compreender as famosas plantas baixas.

Nesse programa, nossos clientes são imersos para dentro do empreendimento, com a possibilidade de caminhar e conhecer todas as áreas comuns, pavimentos de garagem e os apartamentos, antes mesmo de sua construção.

Nos próximos dias estaremos realizando o lançamento do programa Comcasa Experience, fique ligado em nossas redes sociais.


Voltar