Projetos de Engenharia: do Nanquim ao BIM

Projetos de Engenharia: do Nanquim ao BIM

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que um empreendimento de sucesso começa com um bom projeto. De maneira análoga a um jogo de xadrez, no qual cada jogada é importante e decisiva, a primeira análise é a escolha do terreno, na qual deve-se avaliar a localização, ventilação e a insolação e, a seguir, o projeto é fator determinante para a construção de um bom edifício. Hoje vamos falar sobre a evolução dos processos de projeto de engenharia, do nanquim até o BIM.


Projetos – O que São e Sua Evolução

A NBR 5670:2012 define projeto como “descrição gráfica e escrita das características de um serviço ou obra de Engenharia ou de Arquitetura, definindo seus atributos técnicos, econômicos, financeiros e legais”.

Por toda a história, a concepção e a construção de edifícios dependeram de desenhos que representassem o projeto a ser realizado. Inicialmente feitos à mão, em nanquim, esses projetos possuíam muitas dificuldades e interferências, uma vez que deveriam ser compatibilizados através da sobreposição das diferentes disciplinas de projeto manualmente.

Por volta dos anos 80, surgiu o CAD – Computer Aided Design - e foi um dos sistemas mais utilizados do mundo como ferramenta de produção de desenho técnico para profissionais e acadêmicos das áreas de engenharia civil e arquitetura. A sua popularização se deu por representar geometrias que traduziam as intenções de projeto em duas dimensões e até hoje é amplamente utilizado no mercado.

Por se tratar de um complexo objeto tridimensional, a representação de um edifício na forma de desenho bidimensional (em CAD, por exemplo) possui algumas limitações, tais como a exigência de múltiplas vistas para descrever este objeto 3D com o detalhamento adequado que permita sua construção – tornando-o altamente redundante e suscetível a erros – e a impossibilidade de interpretação por computadores, tendo em vista que é composto somente por linhas e anotações de texto. Foi nesse contexto que surgiu a necessidade de uma nova forma de representação técnica que foi o surgimento do BIM.


BIM – O que é?

O conceito de BIM - Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção, se traduzido para o português – consiste basicamente na idéia de se construir um edifício virtual tridimensional antes de construí-lo efetivamente. Ou seja, todas as informações necessárias para construir o edifício constam no modelo digital criado ao se projetar com esse conceito. Assim, o modelo eletrônico torna-se um banco de dados que permite a simulação real de um protótipo da construção verdadeira.

A evolução e a migração para o BIM significam principalmente abandonar a produção antiga de desenhos bidimensionais para alimentar um projeto mais complexo com um software que carrega mais informações além da geometria, como por exemplo: etapas da obra, orçamento, levantamento de materiais e a eficiência energética.


Projetos da Comcasa e BIM

A Comcasa é a primeira construtora da região a utilizar o BIM em seus projetos e desde 2012 investe nessa tecnologia. Atualmente, modelamos e compatibilizamos todos os nossos projetos em BIM e, assim, evitamos interferências e falhas em obra, elevando o padrão e a qualidade do empreendimento e reduzindo custos.

Entendemos a importância da realização do sonho de um imóvel, seja para investir ou para morar, e por isso queremos entregar aos nossos clientes o mais alto padrão de qualidade. E o BIM faz parte do que há de melhor no mercado em termos de tecnologia para projetos.


Novas Tecnologias

A nova onda do momento são Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Caso você não saiba o que são essas duas tecnologias, confira o nosso último blog post sobre Realidade Virtual e Sua Aplicação na Construção Civil.

Pioneiro em tecnologia, o Grupo Comcasa lançou o Comcasa Experience, um programa exclusivo de imersão em Realidade Virtual totalmente personalizado para propiciar aos nossos clientes uma experiência única e real da sua futura moradia, pois percebemos a dificuldade que alguns tinham em entender e compreender as famosas plantas baixas.

Nesse programa, nossos clientes são imersos para dentro do empreendimento, podem caminhar e conhecer todas as áreas comuns, pavimentos de garagem e os apartamentos, antes mesmo de tudo isso estar construído.

Voltar