Projeto Luminotécnico

Projeto Luminotécnico

Ao pensarmos em iluminar a casa, devemos considerar todos os detalhes de cada ambiente, isto porque, a iluminação é um fator fundamental para o embelezamento da casa e para a saúde, logo, queremos o melhor para nós. Não é mesmo?

Portanto, esta prática de analisar cada cômodo da casa e adequar a melhor luminosidade, tem um nome, e se chama projeto luminotécnico.

Para te ajudar a entender melhor a importância dessa ação, preparamos o post de hoje que especifica a validade deste projeto e qual a sua importância.


O que é um projeto luminotécnico?

Um projeto luminotécnico é elaborado a partir da análise da função dos ambientes, da quantidade de luz necessária para os espaços e do cálculo do nível de iluminação para um conforto visual eficiente. Esse tipo de projeto deve ser desenvolvido por um arquiteto ou designer de interiores.

Na hora de efetuar a distribuição dos pontos de luz nos ambientes, devemos nos atentar para algumas informações que são bem importantes para a hora de determinar o tipo de luz. Como:

Medida do pé direito do ambiente;

Cores das paredes e do piso;

Luminária ideal;

Função do ambiente;

Potência das lâmpadas;


Qual a importância do projeto luminotécnico?

Em ambientes internos

Observar as funções exercidas nos espaços é de extrema importância para um bom projeto de iluminação. A partir do planejamento, é possível determinar o tipo de lâmpada ideal para aquele espaço, além da criação de mais ou menos pontos de iluminação no ambiente.

A luz possui a função de modelar, ampliar, reduzir e esconder espaços, podendo influenciar, ainda, no conforto visual e térmico do ambiente. As escolhas da lâmpada e da potência da luz influenciam diretamente na sensação que determinado ambiente transmite, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade ou não, no determinado espaço.

 

Em áreas externas

Um lindo jardim deve ser realçado pela iluminação. Durante a noite, as plantas podem ser destacadas pela luz direta, complementando a iluminação geral do jardim. Se a sua residência possui algum espaço receptivo, utilize a iluminação para guiar os convidados e visitantes até o local.

No projeto luminotécnico para ambientes externos, o profissional analisa quais os pontos merecem destaque e qual a melhor solução em lâmpadas e luminárias para o espaço, sempre pensando na economia e durabilidade dos materiais.


Fonte: http://www.ourolux.com.br/blog/2018/04/o-que-e-um-projeto-luminotecnico/

Voltar