Conheça o Estilo Neoclássico
Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência dominou as criações dos artistas europeus, é o Neoclassicismo (neo = novo). Trata-se de um estilo e uma expressão artística e arquitetônica que busca trazer ao mundo moderno a beleza e a riqueza de detalhes do estilo clássico.
Nas palavras de Edgar Allan Poe “a glória que foi a Grécia, e a grandeza que foi Roma”.
Esse reviver do austero Classicismo na pintura, na escultura, na arquitetura e no mobiliário constituiu uma clara reação do estilo rococó.
A linha mestra do estilo neoclássico eram as figuras severas, desenhadas com exatidão, que apareciam em primeiro plano, sem a ilusão de profundidade dos relevos romanos. A pincelada era suave, de modo que a superfície da pintura parecia polida e as composições eram simples, para evitar o melodrama rococó. Os fundos, em geral, incluíam toques romanos, como arcos ou colunas, e a simetria e as linhas retas substituíram as curvas irregulares.
Resumem-se as principais características:
- Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;
- Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;
- Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles;
- Estilo sóbrio, anti decorativo, linear, anti sensual, volta-se ao desenho, simplicidade da natureza, nobre, sereno, histórico.
Surgiram assim os edifícios grandiosos, de estética totalmente racionalista: pórticos de colunas colossais com frontispícios triangulares, pilastras despojadas de capitéis e uma decoração apenas insinuada em guirlandas ou rosetas e frisos de meandros.
Utilização de materiais nobres tradicionais como mármores, granito e madeira, e modernos como ladrilho cerâmico e ferro fundido.
Voltar